Como Organizar um Chá de Panela - Dicas e instruções para essa data tão divertida


  O chá de panela ou chá de cozinha é uma das partes mais legais que antecedem o casamento. É quando a noiva se reúne com suas amigas e parentes para se divertirem um pouco e a noiva receber seus presentes. É um evento já tradicional aqui no nosso país que vem acompanhado de algumas regras, mas as noivas mais modernas vem adaptando esse dia e deixando-o cada vez mais divertido.

  Algumas pessoas confundem chá de panela com lista de casamento. Em um primeiro momento podemos dizer que são duas coisas diferentes. O chá de panela é feito para a noiva ganhar presentes básicos para a cozinha, como lixeira, formas, copos, toalhas, abridor de lata, enfim, itens apenas de cozinha e mais baratos, já a lista de presentes pede itens mais caros e para a casa toda, como móveis e eletrodomésticos.

  Mas, como falei que hoje as coisas estão mais modernas, existem noivas que fazem os dois em um só, ou seja, colocam presentes mais robustos e caros na lista do chá de cozinha, assim ao invés de ganhar dois presentes ela ganha apenas um mas de maior valor. Ou então, se a noiva quer diferenciar tem a opção de fazer um chá de lingerie, mas ai vamos abordar esse tema nesse post aqui.

Dicas de como organizar um chá de panela

  -Passo a Passo de Como Organizar um Chá de Panela:

  Organizar um chá de panela ou chá de cozinha, é uma tarefa não muito difícil, mas mesmo assim requer atenção, organização e planejamento. Alguns detalhes são muito importantes para que seu evento saia perfeito, e são esses detalhes que vamos explicar aqui:

 -Lista de Convidados: O primeiro item para organizar um chá de panela é fazer a lista de convidados, pois a partir dela a noiva saberá a quantidade de tudo que deve providenciar. Não existe uma regra para esses convidados, alguns dizem que o mais adequado é convidar todas as mulheres que foram convidadas para o casamento, outros dizem que pode convidar apenas as mais próximas, ou seja, você cria sua lista conforme se sentir melhor.

lista de convidados do chá de panela


 -Local para fazer o Chá de Panela: Alguns casais tem o chá de cozinha como um pré casamento e por isso não medem esforços para investir em uma festa mesmo, com um espaço amplo e bem decorado, música, comidas e bebidas. Mas tem também aquelas opções mais comuns que é apenas um encontro entre amigas para ganhar alguns presentinhos.
  Tudo depende do quanto você pode gastar e da sua intenção com o chá de cozinha. A escolha do local vai depender disso e da quantidade de convidados.

  Se vai ser uma festa grande cheia de gente, o ideal é alugar um salão de festas que comporte todos, e esse deverá ser decorado e preparado para esse dia.
  Se sua escolha é para um chá de cozinha mais simples e casual, é muito comum fazer em casa mesmo ou no máximo no salão de festas do prédio, não é necessário toda aquela pomposidade, é um evento mais simples.

  -Lista de Presentes: A lista de presentes de um chá de panela deve começar a ser planejada depois que a lista de convidados estiver pronta. Deve estar nessa lista apenas itens básicos de cozinha, como talheres, pratos, copos, lixeira, panos de prato, descascador, abridor de latas e garrafas, enfim, coisinhas de cozinha. Você pode variar o preço dos pedidos de acordo com os ganhos das suas convidadas.
  Algumas noivas já pedem o presente certo para cada convidada sua no seu convite, por isso, faça o pedido de acordo com a condição da pessoa.
  Para quem prefere fazer uma lista e cada um escolhe o que quer comprar, lembre-se de colocar presentes de preços variados para ser de acesso a todos.
  Algumas noivas também preferem publicar sua lista nas redes sociais, assim fica mais fácil de todos verem, ou então, montar a lista de presentes em uma loja fisica e combinar a entrega pela mesma quando estiver finalizado.

Como criar a lista de presentes do chá de panela


  -Convite de Chá de Cozinha: Depois da lista de convidados pronta e do local definido, é hora de preparar os convites para o chá. Ele pode ser feito de muitas formas, mais elaborado em gráficas, comprando pronto e preenchendo os dados ou se preferir você mesma pode fazer em casa. Vale aqui a sua criatividade e o quanto você quer gastar, lembre-se, quanto mais elaborado for o convite mais caro ele será.

  Não é necessário algo muito chique, ou seja um convite de chá de cozinha caro, pois o evento principal será o casamento e ele já terá um convite bem elaborado, o chá de panela é apenas um pré encontro para ganhar seus presentes. Veja nossas dicas e modelos de convites para chá de cozinha.

modelos de convites de chá de panela


  -Decoração: É um erro quem investe muito na decoração do chá de cozinha, afinal o casamento que é o principal já terá uma grande decoração. Seria uma gafe muito grande ter um chá de panela com uma decoração muito mais chique e linda do que o casamento.

  Por isso, a decoração deve ser simples, com algumas toalhas bacanas e uns enfeites sobre a mesa. Dependendo dos doces e salgados que você for servir, eles já serão a decoração da mesa. E se você pretende fazer um chá bar, não deixe de conferir nossas dicas de decoração para chá bar.

dicas para decoração do chá de panela


  -Lembrancinhas: Este é um dos itens mais legais da organização de um chá de panela, é quase que impossível abrir mão das lembrancinhas do chá de cozinha. Elas podem ser bem simples o que vale é não deixar essa data ser esquecida pelos seus convidados.
  A lembrancinha pode ser uma miniatura de um fogão, itens de cozinha de brinquedos, lembrancinhas em biscuit, enfim vai da criatividade de cada um, e se você gosta de fazer em casa suas próprias lembrancinhas, veja nossos modelos incríveis de lembrancinhas para fazer em casa.

dicas de lembrancinhas para o chá de cozinha


  -Cardápio do Chá de Panela: Quando se reúne bastante gente é muito importante servir alguma coisa para comerem e beberem. Mas o que servir no chá de panela? Vamos começar com a dica de ouro: retire a opção de fazer um jantar, afinal, isso é para o casamento. No chá de cozinha o ideal é servir alguns salgados, docinhos, ter um bolo decorado, sucos,refrigerantes a alguma bebida de álcool não muito forte, mas a bebida é só se você quiser mesmo, muita gente prefere até retirar esse item do cardápio. Não precisa coisas muito elaboradas, há quem prefere um cardápio mais simples, como esse que criamos aqui.

o que servir no chá de cozinha

  -Chá Bar: Como fazer um chá de cozinha você já está sabendo, mas e se os homens também quiserem participar? E se os noivos também quiserem ganhar aqueles itens de cozinha mais típicos do mundo masculino? Bom, para isso hoje em dia está muito comum o casal fazer um Chá Bar, onde os noivos convidam os amigos dos dois e assim não precisa fazer um evento separado para as mulheres e os homens ficarem de fora. Sem dúvidas é uma opção bem bacana, pois os preparativos serão praticamente os mesmos e os presentes serão a mais. Gostou dessa ideia? Veja aqui como organizar um chá bar.


 -Chá de Lingerie:  Quando a noiva já tem vários itens de cozinha ou prefere ganhar outras coisas, outro "chá' que está na moda é o chá de lingerie. A ideia é a mesma do chá de panela, mas ao invés de pedir presentes de cozinha, a noiva coloca o seu tamanho e pede lingeries de presente ou artigos para sua noite de núpcias e lua de mel. Aqui ensinamos dicas sobre como deve ser um chá de lingerie, você vai adorar essa opção!


  -Chá de Casa Nova
  -Convites para Casamento


You May Also Like

0 comentários